Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

 

agataoeste23 2

 

CMO participa da Operação Ágata Oeste na região de fronteira do Brasil com Bolívia e Paraguai

 

Corumbá (MS)- A Operação Ágata Oeste 2023, desencadeada pelo Comando Conjunto Oeste (CCjO), composto pelas Forças Armadas, em apoio aos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF), teve início nesta semana, dia 20 de setembro, nos Estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). A Operação é coordenada pelo Ministério da Defesa (MD) e está sendo realizada dentro de um ambiente conjunto e interagências, com o emprego da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Participam da Operação Ágata Oeste 2023 a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RFB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

A Operação Ágata Oeste tem como objetivos fortalecer a presença do Estado, por meio das Forças Armadas e dos OSPF, e promover ações de apoio à população local na região da fronteira Oeste do Brasil.

Nas áreas de atuação, estão sendo executadas operações preventivas e repressivas, tais como patrulhamentos fluviais e terrestres; estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais; revista em embarcações e veículos; cumprimento de mandado de busca e apreensão, além de Ações Cívico-Sociais (doação de roupas, palestras socioeducativas, atendimentos médico e odontológico (restauração e limpeza), corte de cabelo, manicure e doação de roupas e ação de pintura e reforma de instituições de ensino público local.

O Comando Conjunto Ágata Oeste (CCj Ágata Oeste) já apreendeu drogas ilícitas, um caminhão e uma embarcação que seriam empregados no transporte de 500 caixas de cigarro. As apreensões foram realizadas nas regiões de Corumbá, fronteira com a Bolívia, e Arroio Iguaçu, fronteira com o Paraguai.

agataoeste23 4

 

agataoeste23 3

agataoeste23 1

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página