Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

opagata pantana 3

 

18ª Brigada de Infantaria de Pantanal realiza Operação Ágata


Corumbá (MS) - Com mais de 400 militares envolvidos na Operação Ágata, a 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal realizou, no período de 18 a 23 de novembro de 2022, ações preventivas e repressivas pontuais na faixa de fronteira, tais como patrulhamento terrestre e fluvial, Posto de Bloqueio e Controle de Estradas, abordagens e revista de pessoas, veículos, composições ferroviárias e embarcações.

As nossas ações resultaram em quase 500 mil reais de prejuízo ao crime organizado, com as apreensões de 14 kg de maconha, 16 kg de cocaína, 3 kg de pasta base de cocaína e 200 kg de folhas de coca.

A presença de militares e de integrantes dos órgãos de segurança pública e de fiscalização é diária na faixa de fronteira e a 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal é responsável por cobrir cerca de 822 quilômetros de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

Operação Ágata

Coordenada pelo Comando Militar do Oeste, com sede em Campo Grande (MS), tem como objetivo prevenir e reprimir os crimes transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira, com foco na região do Pantanal Sul-mato-grossense.

Em 2022, realizamos por três vezes a operação em nossa área de responsabilidade, sendo a primeira em fevereiro, a segunda em julho e a última agora em novembro, empregando mais de 1.600 militares em 2 mil ações de patrulhamento e controle de vias. Essas atividades de combate ao crime culminaram na apreensão de 78 kg de cocaína, 417 kg de pasta base de cocaína, 56 kg de maconha e 5 toneladas de produtos fruto de descaminho, totalizando um valor estimado de mais de 3 milhões de reais em apreensões.

A Operação Ágata integra o Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal, criado para prevenir e reprimir a ação de criminosos na divisa do Brasil. A atuação das Forças Armadas na faixa de fronteira, em situação de normalidade, está amparada pela Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, atualizada pela Lei Complementar no 117, de 2 de setembro de 2004, e pela Lei Complementar no 136, de 25 de agosto de 2010.

O Exército Brasileiro, por meio da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, reafirma a sua missão constitucional e permanece de prontidão na extensa faixa de fronteira brasileira realizando os patrulhamentos necessários para coibir as diversas atividades ilícitas e, assim, contribuir para a garantia da ordem e do bem-estar social.

 

opagata pantana 1

 

opagata pantana 2

 

opagata pantana 4

 

opagata pantana 6

 

opagata pantana 5

registrado em:
Fim do conteúdo da página