Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

cmodefesacivil capa

Exercício de Emprego da Força em Apoio à Defesa Civil

Campo Grande (MS) – Durante os dias 22 e 23 de novembro de 2022, o Comando Militar do Oeste realizou o Exercício de Emprego das Capacidades da Força Terrestre em Apoio à Defesa Civil, cujo principal objetivo é a integração das organizações militares com os órgãos e agências civis e militares que fazem parte do Sistema de Defesa Civil, a fim de atingir um estado de preparo e prontidão para o enfrentamento de uma situação de desastre ou calamidade.

No dia 22 de novembro, foi realizado, no 9º Grupamento Logístico, um simpósio para aprimorar a doutrina de emprego, buscando a cooperação das ações entre os Órgãos participantes. As palestras como “Organização e Funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”, apresentaram as capacidades que cada Órgão/ Instituição participante dispõe, em caso de apoio à Defesa Civil.

Na quarta-feira, 23, foi realizada, no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, a parte prática do Exercício com demonstração das capacidades e o desdobramento dos meios do 9º Batalhão de Saúde. A população recebeu atendimento médico e odontológico, além de distribuição de medicamentos e outras ações.

A atividade foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Anisio David de Oliveira Junior, e contou com a presença dos representantes dos órgãos e agências participantes.

Além do 9º Grupamento Logístico, o exercício contou com a participação das três Brigadas subordinas ao CMO, da 9ª Região Militar, do 3º Grupamento de Engenharia, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, da Defesa Civil dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, da Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul e da Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme legislação vigente, sem o comprometimento de sua destinação constitucional, cabe também às Forças Armadas o cumprimento de atribuições subsidiárias, dentro de um contexto de cooperação com o desenvolvimento nacional e a defesa civil.

 

cmodefesacivil 2

 

cmodefesacivil 2

 

cmodefesacivil 3

 

cmodefesacivil 3

 

cmodefesacivil 4

 

cmodefesacivil 5

 

cmodefesacivil 7

registrado em:
Fim do conteúdo da página