Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

garimpoilegal 4

 

Exército Brasileiro combate garimpo ilegal em Terra Indígena

Cáceres (MT)- A Terra Indígena de Sararé, localizada no município de Pontes e Lacerda, no estado Mato Grosso, foi o palco da operação Ouro Viciado, conduzida em conjunto pelo Exército Brasileiro e Polícia Federal. A atividade buscou identificar atividades de garimpo ilegal na área, o que culminou na apreensão e destruição de diversos materiais utilizados para a prática, um prejuízo de 23 milhões de reais ao crime.

As ações ocorreram no contexto da Operação Ágata Fronteira Oeste II e foram encadeados pelo efetivo do Comando de Fronteira JAURU/66° Batalhão de Infantaria Motorizado (C Fron Jauru/66° BIMtz), unidade vinculada à 13 Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz). Os militares contaram com a parceria de diversas agências, tais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Força Nacional e equipes de unidades estaduais como o Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).

O município de Pontes e Lacerda fica localizado a 448 km de Cuiabá, capital do Estado. No local, foram encontrados: 22 pás-carregadeiras, 39 motores estacionários, 02 britadeiras, 02 bombas d'água e 01 gerador de energia. Para que as apreensões fossem possível, as tropas permaneceram por três dias, de 12 a 14 de abril, fazendo barreiras nas principais vias de acesso à terra indígena e incursões em áreas de mata e outros pontos atingidos pela exploração e presença de garimpeiros na região.

As tropas do Comando Militar do Oeste, em sinergia com os Órgãos de Segurança e Fiscalização, seguem realizando diversas apreensões no contexto da Operação Ágata Fronteira Oeste II. Desde o início das atividades, já são mais de R$300 milhões em prejuízo ao crime organizado, o que contribui para a sensação de segurança da população, principalmente da que reside em área de fronteira. O combate aos crimes ambientais também é foco dos militares, assim como a preservação da fauna e flora da Amazônia Legal e do Pantanal.

garimpoilegal 1

garimpoilegal 2

garimpoilegal 3

garimpoilegal 5

registrado em:
Fim do conteúdo da página