Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

apreensaocigamaconha

 

Exército apreende maconha e cigarros na fronteira sul de MS

 

Ponta Porã (MS) – A Operação Ágata Fronteira Oeste II chegou a 300 milhões em apreensões. Na cidade de Ponta Porã, fronteira sul do Estado de Mato Grosso do Sul, militares do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec) seguem realizando diversas ações contra ilícitos transfronteiriços. Só na última semana, foram 400 caixas de cigarro e 550 kg de maconha.

As apreensões aconteceram em dias seguidos. A primeira delas foi no dia 12 de abril, quando uma carga de cigarros foi identificada em uma van durante um Posto de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE) realizado no anel viário de Ponta Porã. O motorista, após ser abordado e ter o veículo revistado, ainda tentou fugir do local, mas foi perseguido até abandonar a van. Os militares encontraram cerca de 400 caixas de cigarro, um total 20.000 pacotes, material avaliado em torno de R$ 1 milhão e 100 mil reais.

Apreensões de entorpecentes

Os entorpecentes lideram o número de apreensões na Ágata Fronteira Oeste II. O fato se repete tanto na fronteira com a Bolívia quanto com o Paraguai. No último final de semana, mais uma apreensão de grande vulto aconteceu também na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, mais especificamente em Ponta Porã.

No sábado, 13 de abril, um veículo de passeio com destino a Campo Grande (MS) foi abordado na MS-164, no entroncamento conhecido como Copo Sujo. O condutor motorista não ofereceu resistência, embora transportasse 505 Kg de maconha prensada, avaliada em mais de  R$ 1 milhão de reais.

Só na área da 4ª Bda C Mec, já foram apreendidos cerca de 110 milhões de reais em ilícitos. Desse montante, em torno de 62 milhões de reais são de entorpecentes.

Todo o trabalho acontece por meio de ação integrada das Forças Armadas com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria Nacional de Políticas Penais, Secretarias de Segurança Pública, Polícias Civis e  Militares, assim como os Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas.

A operação se dá em prol da sociedade e o seu sucesso depende da colaboração de todos, por isso, foi disponibilizado um serviço de disque denúncia por meio do telefone 0800 358 0007. As ligações efetuadas para o telefone não têm custo para o cidadão e funciona de forma ininterrupta, respeitando-se o anonimato.

apreensãocigaemaconha2

registrado em:
Fim do conteúdo da página