Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

restauraçãoforte 2

 

Reunião discute projeto de restauração do Forte Coimbra

Campo Grande (MS)- O Comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, recebeu na tarde desta segunda-feira (18), o Secretário de Cultura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, e a equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/MS), para discutirem a revitalização do Forte Coimbra, localizado no município de Corumbá (MS).

Na ocasião, o superintendente do IPHAN, João Santos, apresentou o projeto de revitalização, que contempla maior acessibilidade ao patrimônio histórico, e que já está aprovado pelo Corpo de Bombeiros do Estado. O conjunto de edificações que compõem o Forte Coimbra é um dos bens tombados pelo IPHAN desde 1974. “Ele é um símbolo da presença portuguesa, palco de eventos históricos, importante marco territorial e de defesa frente aos ataques e invasões estrangeiras”, explanou Santos.

Para o General Baganha, o Forte Coimbra é um marco de fixação das nossas fronteiras, “e nós precisamos cultuar um pouco mais o nosso passado, valorizar mais a história do nosso País. Agora entraremos na fase mais complexa do projeto que é a captação de recursos para torná-lo realidade”.

Além dos aspectos históricos, o Forte Coimbra tem apelo social, de acordo com o superintendente do IPHAN/MS. “A comunidade tem uma particularidade com esse patrimônio em si. O projeto foi construído a várias mãos pensando na preservação do patrimônio cultural como um todo e na valorização dos aspectos sociais, principalmente dessas pessoas que ali moram e convivem com o Forte diariamente”.

O Secretário de Cultura de MS avaliou a importância da parceria entre as instituições para a preservação do Forte como fundamental para a execução do projeto. “Estamos muito felizes com essa parceria entre Governo do Estado, CMO e IPHAN para o restauro completo do Forte Coimbra, essa fortificação tão importante para nossa história. Isso vai permitir, além da conservação do nosso patrimônio, a visitação para cada vez mais preservar essa história tão bonita do Brasil”, colaborou Marcelo Miranda.

restauraçãoforte 1

registrado em:
Fim do conteúdo da página